Índice
Os custos de um restaurante são divididos em custos fixos e variáveis, saiba como defini-los.
Devemos saber quais os custos fixos e variáveis de um restaurante para podermos analisar o financeiro e ter um planejamento das compras.
Reduzindo os gastos e evitando prejuízos que influenciam o crescimento ou até mesmo a continuação do seu negócio.
Em síntese, para saber mais sobre os custos fixos e variáveis de seu restaurante, nós da CGT Soluções podemos te orientar, então nos acompanhe o texto abaixo.
Custos fixos e variáveis: entenda cada um deles
Custos fixos
As despesas dessa categoria em restaurantes não diferem daquelas da micro e pequena empresa média.
Ao contrário dos custos variáveis, que variam em função da produção e das vendas, os custos fixos mantêm-se independentemente de, por exemplo, se um restaurante vender 10 ou 100 pratos no dia.
Entre eles podemos destacar:
Com um restaurante já montado, é muito possível que os custos de aluguel sejam uma despesa significativa em seu orçamento.
Ao possuir um local de venda com excelente localização, com um espaço físico que acomode toda a sua estrutura, como o almoxarifado, a produção e o atendimento e em condições atrativas ao público, terá o seu preço.
Os valores das contas básicas se alteram um pouco mensalmente, mas são considerados custos fixos.
Pois, não há grandes mudanças em contas de água, luz, ligações telefônicas, internet e TV por assinatura, por exemplo.
Assim como nos salários, que estão entre os tipos de custos mais importantes, pois se referem ao pagamento de seus colaboradores.
Custos Variáveis
Já os custos variáveis referem-se a gastos que podem aumentar ou diminuir proporcionalmente ao nível de atividade, ou podem aparecer como uma condição especial em sua empresa.
Consideramos que o valor da matéria-prima seja um custo variável.
Devido à relação existente entre o aumento da demanda, e consequentemente aumento dos preços dos materiais, o que tornará o custo maior.
Mesmo que você compre uma quantidade regular frequentemente, este será considerado um custo variável.
Pois, o seu preço está sujeito a diversas influências, desde econômicas até climáticas.
Outro exemplo é o motoboy terceirizado do serviço de entrega. Logo, quanto mais pedidos para entrega, maior o valor pago aos motociclistas, portanto, os custos variáveis tendem a aumentar.
Diferenças entre custos Fixos e Variáveis
Não existe uma fórmula para distinguir entre custos fixos e variáveis que possam ser aplicados a qualquer empresa.
Em geral, é preciso conhecer as especificidades do negócio, pois a classificação dos custos variará muito conforme a atividade exercida.
Portanto, a melhor forma de diferenciar esses valores é separar os custos durante a análise contábil, com a CGT Soluções.
Para isso, é necessário aumentar todas as despesas em um determinado período, compilar uma tabela e monitorar os desvios mensais.
Tenha profissionais qualificados para te auxiliar com os custos de sua empresa
Conforme vimos neste artigo, existem diferenças entre os custos fixos e variáveis que são essenciais para o conhecimento do empreendedor.
O planejamento do seu restaurante poderá ser beneficiado através da análise destes custos, que poderá ser efetuada pela CGT Soluções
Portanto, não perca tempo!
Clique aqui e veja como podemos te ajudar!